DRINQUES
TUDO SOBRE BAR
DICAS
ENTRETENIMENTO
CONTATO
HISTÓRIAS DOS COQUETÉIS

ALEXANDER

A década dos anos 20 do século XX, foi sem sombra de dúvidas o auge da coquetelaria, e não só a dos E.U.A. Por causa da lei seca, mas mundialmente falando, foi a época que mais surgiram coquetéis, muitos deles já contados aqui neste blog. Hoje vou falar de mais um coquetel criado no áureo ano de 1922, o Alexander.

O coquetel Alexander, tem, assim quase todos os outros coquetéis clássicos, várias versões para seu surgimento, ou foi o pedido de um cliente ao seu bartender favorito, ou o bartender que homenageou algum famoso. Para este coquetel temos as duas versões.

No dia 28 de Fevereiro de 1922, a princesa de Harewood, Victoria Alexandra Alice Mary, mais conhecida por Mary casou-se com o Visnconde Henry Lascelles, Só pra vocês entenderem Harewood é um condado Londrino, onde aconteceu a cerimonia, e lá algum bartender teria criado o coquetel Alexander, em homenagem à princesa.

Já uma outra versão relata que o coquetel foi criado pelo bartender Henry Mc.Elhome, que relatou no seu livro o surgimento do coquetel Sidecar, quando trabalhava no Ciro's Club em Londres, uma famosa casa de Jazz, atendendo o pedido da esposa de cliente assíduo da casa que se chamava Alexander.

Dois fatos curiosos:
  1. O coquetel que nós tomamos hoje com Brandy, Creme de Cacau, Creme de Leite e Açúcar, na verdade chama-se Brandy Alexander, pois o Alexander original era feito com gim, que aqui no Brasil chamamos de Meia-de-Seda.
  2. Brandy Alexander é a receita oficial de acordo com a I.B.A. É com cognac e não vai Açúcar.
Cheers!

Veja aqui a receita do BRANDYALEXANDER



  Este texto é de autoria de Rafael Rodrigues
Rafael é Bartender profissional e Bar Consultant
www.rafaelbar.com.br
contato@rafaelbar.com.br


© Copyright Drinquepedia 2017. Todos os direitos reservados.Beba sempre com responsabilidade.