DRINQUES
TUDO SOBRE BAR
DICAS
ENTRETENIMENTO
CONTATO
HISTÓRIAS DOS COQUETÉIS

DAIQUIRI

Podemos começar esta história da seguinte forma: Era uma vez...

...um coquetel de origem cubana, que conta como ingredientes o rum e limão. Idolatrado por um escritor americano, tornou-se parte das histórias de dois países bem diferentes...mas esperem um pouco, não seria essa a história do Mojito?

Não, caro leitores, deixem-nos explicar:

Hoje falaremos do Daiquiri, que diferente de seu compatriota não nasceu do alívio estomacal, mas sim, possivelmente, de confraternizações, coragem e falta de gim.

Daiquiri tem seu nome emprestado de uma praia, local onde foi criado por um americano que se viu sem gim para entreter seus mineradores compatriotas após dias de trabalho sob sol escaldante. Jenning Cox, o dono da mente brilhante, que misturou em um grande copo cheio de gelo suco de limão, açúcar e rum conseguiu a bebida que enfeitiçou não só os mineradores, mas também membros da Marinha americana que estavam em Cuba por conta da Guerra, já que estamos falando de 1900. Lucius Johnson, almirante da Marinha, é o apaixonado responsável pela imigração do coquetel para os Estados Unidos, por volta de 1909. Mas há quem diga que na verdade os americanos apenas aprimoraram uma mistura que os mineradores e soldados cubanos levavam preso a cintura, uma espécie de limonada doce e rum que os ajudaria a repor as energias gastas e, dava coragem para enfrentarem as longas batalhas.

O coquetel que completou 100 anos da chegada em terras americanas em 2009 despertou o interesse de Jonh F. Kennedy e do escritor americano Ernest Hemingway, morador de Cuba por 20 anos, frequentador assíduo dos famosos bares La Floridita e La Bodeguita onde tinha o mojito para ser deliciado, enquanto o Daiquiri era admirado no primeiro.

Paixão refrescante de sabor cítrico que agradou aos americanos e muitos outros países onde chegou, o Daiquiri conta com muitas versões utilizando outras frutas como banana, morango dentre outras, inclusive no bar preferido de Hemingway, La Floridita, algumas gotas de maraschino é adicionado à mistura, já no Brasil é comum adicionar gotas de groselha.

E seja o puro Daiquiri, sejam os novos sabores, o que vale é saborear uma taça deste refrescante coquetel em um dia quente de verão.

Veja aqui a receita do DAIQUIRI



  Este texto é de autoria de Rafael Rodrigues
Rafael é Bartender profissional e Bar Consultant
www.rafaelbar.com.br
contato@rafaelbar.com.br


© Copyright Drinquepedia 2017. Todos os direitos reservados.Beba sempre com responsabilidade.